segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Subindo o Monte Sinai




Escolhi Monte Sinai para ser consagrada a Deus. Primeiro porque foi ordem de Deus. Segundo pela a importância do significado deste Monte Sagrado.

Estamos agora no deserto na península do Sinai, contemplando com reverência o sagrado Monte Sinai.

Este é o local onde há 3.300 anos um povo libertado, recém-saído da escravidão, ficou de pé para ouvir a voz de Deus proclamando os Dez Mandamentos e outorgando a Israel a Sagrada Torá.
É uma montanha estéril e rochosa, como se o solo fosse tão sagrado que nada pudesse se ocultar ou crescer ali. No topo da montanha vemos dois picos, um deles um pouco mais alto que o outro. O mais alto de frente para o leste, é conhecido como Monte Sinai. O outro, virado para oeste, é o Monte Horebe.

Uma pequena fonte jorra do Sinai, e logo abaixo do cume há uma caverna. Segundo uma lenda árabe foi nessa caverna, mencionada na Torá como "Paredão da Rocha", que Moisés se abrigou quando contemplou a Glória de Deus. No Monte Horebe há também uma caverna pequena e estreita, sobre a qual se afirma ser aquela onde o Profeta Elias se escondeu quando a impiedosa Rainha Jezabel perseguiu os Profetas de Deus. Foi ali que Elias passou a noite e Deus apareceu para ele "não no vento, não num terremoto, não num fogo, mas numa pequena voz". Diz-se que o nome "Sinai" é derivado da palavra hebraica S’neh – "moita espinhosa", que cresce em abundância naquele deserto. Foi de uma humilde "sarça ardente" que Deus primeiro Se dirigiu a Moisés, ensinando assim que Deus está entre os de espírito humilde. Na Torá, a montanha é mencionada por vários nomes adicionais, como "Har Elokim" (Montanha de Deus), "Tzin", "Kadesh". Mencionaremos apenas que nossos Sábios conectam a palavra "Sinai" com a palavra "Sineah" (ódio), porque como Israel foi escolhido para receber a Torá e ser "um reino de sacerdotes e uma nação sagrada", Israel tornou-se objeto de ódio por parte do mundo, um ódio que somente desaparecerá quando o mundo inteiro entender a verdade da Torá e aceitar seu espírito.

Alguns eruditos falam muito bem do Monte Sinai. Dizem que o mundo existe somente pelos méritos do Monte Sinai e do Monte Moriá, sobre o qual ocorreu a Akedá (sacrifício de Isaque), e mais tarde o Beit Hamidash (templo de Deus) foi construído. Os estudiosos da Torá dizem que a existência do mundo depende da observância da Torá (recebida no Sinai), baseada no espírito de auto-sacrifício (como foi mostrado no Moriá).

Por que esta montanha despretensiosa foi escolhida para o acontecimento mais notável na história da humanidade – a Outorga da Torá?

Dizem que todas as outras montanhas mais altas e mais belas, como Carmel e Tabor, foram em alguma ocasião usadas para idolatria. Somente o Monte Sinai não tinha sido profanado e, portanto estava apto a servir para esta função sagrada.

Outra explicação interessante é que todas as outras montanhas estavam "orgulhosas" de sua altura, exigindo o direito de serem escolhidas para este grandioso evento, e exatamente por este motivo Deus preferiu o humilde e modesto Sinai. Aqui, mais uma vez, encontramos uma lição, de que a humildade de espírito é o primeiro requisito para a posse da Torá.

Nossos Sábios dizem que a famosa escada com a qual Jacó sonhou quando fugiu de Esaú, e estava colocada sobre a terra com seu topo atingindo o céu, estava suspensa sobre o Monte Sinai. Eles encontraram uma pista sobre isso, pois o equivalente numérico da palavra hebraica "Sullam" é o mesmo da palavra "Sinai".

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/egito/sinai.php

Abraço Fraterno
Pastora Rosangela Colares