segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Força Escondida de Ester!



DIREITOS AUTORAIS DA IMAGEM
Creative Commons License
This obra by A força escondida de Ester(imagem e texto) is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.


A Força Escondida de Ester!

Ester era uma órfã solitária que desenvolveu dentro de si as qualidades incomuns de penetrar através das superfícies e comover todos os corações . O feriado de Purim representa o melhor de todos os tempos. Porém, surgiu do pior de todos os tempos. O Povo Judeu nunca esteve mais próximos da destruição, tanto espiritualmente como fisicamente. O hedonismo predominante da cultura Persa era parte do ar que respiravam. Entorpecia nossos sentidos a ponto do povo ver o Rei Assuero aparecer com as roupas do Sumo Sacerdote de Jerusalém, mostrando o tesouro que tinha roubado do Templo Sagrado, com a imparcialidade de um curador de museu, e não haver nenhum protesto. Mas, chegaram a ponto de dizer, "Que bonito e fascinante”, quando uma vez disseram, "Se eu me esquecer de você, O Jerusalém, esquecerei minha mão direita”. Perderam a sensibilidade em relação a si mesmos, e em relação a Deus. Deus é o personagem escondido do Livro de Ester. Seu nome não é mencionado. Como os eventos ocorriam em tempo real, poucos podiam ver Sua presença escondida . Uma das pessoas que via era Ester. De alguma maneira ela escapou desta falta de sensibilidade.
Da solidão para a força.
Vamos nos espelhar em Ester a fim de descobrir um lugar dentro de nós que possa nos ajudar a ver, assim como ela, além da fachada exterior do que chamamos de "realidade”. Seu pai morreu quando sua mãe ainda estava grávida dela; sua mãe morreu ao dar a luz. Portanto, Ester veio ao mundo com a ferida aberta de não pertencer a ninguém. Seu tio Mordechai, que mais tarde se tornou seu orientador e assumiu a responsabilidade de cuidar dela. Tudo isso me faz ver que; as circunstâncias de seu nascimento não foram nenhuma coincidência. A alienação e a solidão são ferramentas como todas outras que nos capacitam a nos tornar quem somos. Era daquele lugar vazio que a profunda conexão de Ester com Deus se desenvolveu. “A raiz da palavra hebréia ester é saiter, que significa "encobrimento". (Rebbetzin Tzipporah Heller) Seu nome se encaixa com sua essência, a habilidade de perfurar as paredes de encobrimento e encontrar Deus onde outras pessoas não encontravam. Freqüentemente somos enganados pela natureza opaca de nossas interações com Deus. Ele aparentemente não reage quando saímos do caminho. Não somos atacados por um raio quando fazemos escolhas erradas. Da mesma forma como não ficamos de repente ricos ou necessariamente em melhor condição física quando abrimos nossos olhos para o que há de profundo e eterno dentro de nós.



O perverso prospera e o justo existe com as mesmas limitações que todo o mundo tem. É como parece, claro, se não nos comprometermos a penetrar na superfície. Ester foi uma mestra em quebrar as paredes que nos cercam. Essa era a arma que usava para ensinar a si mesma em seus anos de solidão e anseio. Ester aprendeu a ver Deus aonde quer que olhasse. Ela O viu como seu único pai e deixou que Ele a guiasse. Todos nós temos nossos lugares vazios. Ao invés de permitir que eles nos levem à amargura, vamos usá-los como uma escada. ”Ester teve um nome adicional: Hadassá. A palavra hebréia hadassá significa "murta", e é uma das quatro espécies que usamos em Sucot. O etrog (cidra), simboliza e tem forma de coração, o lulav (folha de palma), a espinha dorsal, a aravá (salgueiro), os lábios, e a hadassá, os olhos. Os olhos de Ester podiam ver a realidade interna tão claramente quanto nossos olhos vêem a realidade a externa.” Seu nome não foi dado aos acaso, e sim representava a última descrição de sua melhor qualidade. Vamos olhar mais de perto a natureza de hadassá para ganharmos uma compreensão clara da natureza íntima de Ester, e em último caso, de nossa própria. As folhas da murta são verdes e uniformes. Se eu fosse nomear uma criança com um nome de planta (o que é altamente improvável), tenderia a chamá-la de Rosa, Lírio, ou na pior das hipóteses, Margarida, muito antes de chamá-la de Murta ou Hadassá. Ester tinha sete criadas, como era de costume da corte. Com a finalidade de lembrar-se de quando era Shabat, ela as nomeava de acordo com os dias de semana. Numa sociedade estratificada como a Pérsia antiga, poderia ter facilmente desumanizado seus criados os chamando de segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc. Nada poderia ser um insulto maior ao seu valor humano. Mas, ao invés disso, ela as chamava de acordo com a ordem de criação de Deus. Uma era Luz, a outra Transcendência, etc. Em última instância, todos foram convertidos ao Judaísmo, embora esse não era, nem de longe, a intenção de Ester. Tornando-as mais cientes de quem realmente eram, se tornavam mais capazes de olhar em direção ao que queriam ser de verdade. Ela teve êxito em trazê-las a uma consciência genuína de sua essência interna. Verde é uma cor composta de dois componentes primários: azul e amarelo. O azul simboliza o frescor e o amarelo simboliza o calor. Ester era composta de duas forças também: quente como o sol e refrescante como a água. Seu "verdor" era o símbolo espiritual de humildade, receptividade e sensibilidade. Quando pudermos tirar as camadas de tolice que são o que restou hoje em dia do palácio de Assuero, encontraremos em nós mesmos a parte que, assim como Ester, pode perfurar qualquer armadura, até a nossa própria. E então veremos Deus onde nunca acreditaríamos que Ele poderia estar: em nossos corações, no das pessoas, nos acontecimentos do dia-a-dia que formam a tapeçaria de nossas vidas.
Rosangela Colares
Fonte: aishbrasil.com.br

DIREITOS AUTORAIS DA IMAGEM
Creative Commons License
This obra by Rosangela Colares.gif(imagem e texto) is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
VOCÊ SABIA?
"… que Haman foi enforcado no terceiro dia de Pêssach? (Purim é o aniversário da celebração da vitória dos judeus após sua guerra contra seus inimigos (11 meses depois) … que o nome hebraico de Ester era Hadassá? ("Ester" é persa) … que Mordechai foi o primeiro homem na história a ser chamado de "judeu"? (Antes disso, os judeus eram chamados de hebreus ou israelitas) … que Assuero ficou quatro anos procurando uma rainha, e durante este tempo ele considerou mais de 1400 concorrentes, antes de escolher Ester? … que Vashti (a primeira rainha de Asssuero) era bisneta de Nabucodonosor, o imperador da Babilônia que destruiu o Primeiro Templo? … que foi Haman quem aconselhou Assuero a matar Vashti? … que há uma opinião no Talmud dizendo que Ester não era bela, e tinha um tom de pele esverdeado? … que Haman certa vez fora escravo de Mordechai? … que Mordechai, que se recusou a inclinar-se perante Haman, era descendente de Binyamin, o único dos filhos de Yaacov que não se curvou perante o ancestral de Haman, Essav? … que o decreto de Haman jamais foi revogado? (Assuero simplesmente emitiu um segundo decreto, dando aos judeus o direito de se defenderem por si mesmos) … Mordechai era um homem bastante velho durante a história de Purim? (Ele já era membro do Sanhedrin, a mais alta corte da Lei da Torá em Jerusalém, 79 anos antes do milagre de Purim!) … que todo judeu no mundo vivia no reino de Assuero, de modo que foram todos incluídos nos decretos de Haman?