sábado, 5 de fevereiro de 2011

Vencendo as tentações


Vencendo as tentações

Eu quero trazer uma palavra sobre um assunto que atinge todos os seres humanos evangélicos, não evangélicos muito santo, pouco santo, toda pessoa que vive dentro de um padrão de normalidade de um ser humano sofre isso que eu vou falar, eu quero falar de um assunto que é peculiar a vida diária em cada um de nós Vencendo as tentações.

Evangelho de Mateus cap 4 – Vamos falar sobre as tentações de Jesus.

Algumas considerações iniciais sobre a questão da tentação, a 1ª tem a ver com o texto, Jesus foi tentado na forma humana, isso para tirar qualquer dúvida de alguém que queira questionar que Jesus foi tentado na exclusivamente forma divina e por isso Ele venceu o diabo, a prova de que Jesus foi tentado da forma humana é que no final de 40 dias e 40 noites Ele teve fome, fome é um dos instintos mais veementes do ser humano evidente que Jesus fez jejum de comida que quem faz jejum de 40 dias e 40 noites e não bebe líquido morre desidratado, então Jesus não se alimentou ele apenas bebia água para não ficar desidratado e por isso que o texto diz que ele não teve sede, Ele teve fome.
A 2ª consideração que eu quero fazer acerca de tentação, é que a tentação pertence à natureza humana do homem. I Coríntios 10:13. a - Não veio sobre vós tentação, senão humana;

A 3ª colocação que eu quero fazer é que a tentação esta ligada ao que causa desejo na natureza humana e desperta vontade.
A 4ª consideração que eu quero fazer sobre a questão da tentação ou tentações é que a tentação não é pecado, não precisa pedir perdão porque esta sendo tentado, a bíblia mostra onde é que começa o pecado. Tiago 1:14 e 15.Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
O texto mostra cada um é tentado quando é atraído, eu não disse que a tentação é aquilo que desperta vontade que causa desejo, então você é atraído agora até aí tudo bem, agora onde começa o processo do pecado, envolvido pela sua própria cobiça, havendo a cobiça concebido, aqui começa o pecado, quando você concebe, maquina, introjeta, alimenta na sua mente no seu coração da luz ao pecado, o pecado sendo consumado gera a morte. Exemplo prático, você ta duro que dá dó, aí aqui tem o dinheiro, aí você passa vê o dinheiro puxa vida resolvi o meu problema, mas não é meu, ok olhou foi tentado ta precisando de dinheiro, agora você vem de novo caramba o dinheiro! isso resolvia meu problema é resolve mesmo, acho que vou pegar esse dinheiro, ôpa eu já concebi, já começou a brotar o pecado, até eu passar o dinheiro me atrair e eu dizer pôxa isso aí podia até resolver meu problema, é uma historia, na hora que eu digo é... esse dinheiro aí podia resolver meu problema vou pegar esse dinheiro, eu já concebi ainda não pequei mas já concebi o pecado já brotou ai eu vou consumir o pecado eu vou pegar, já estou num processo de morte espiritual, então a tentação não é pecado mas ela pode levar você se você alimentar aquilo que esta te atraindo ao pecado, uma outra verdade que eu quero deixar sobre a questão da tentação é que Deus não tenta ninguém, Tiago 1:13 diz: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
A 6ª verdade que quero falar sobre a questão da tentação é que: ninguém é tentado acima do que pode. Vamos voltar I Coríntios 10:13: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Mas pastora porque eu caí, porque eu pequei? Porque você quis. Ninguém é tentado acima do seu limite, então porque caiu? porque pecou? Porque deu vasão, porque quis porque teve vontade e você toma suas decisões.

Nenhum comentário: