segunda-feira, 29 de setembro de 2008

SHALOM, SHE ELOHIM TEVARECH OTACH





A Bíblia não é um livro, mas um conjunto de livros, o que significa dizer que ela está repleta de mentalidades, contextos históricos e culturais e teologias. A diversidade da Bíblia revela também as divergências entre vários dos seus textos, o que enriquece ainda mais o seu conteúdo, pois o caminho das divergências não produz só guerras e catástrofes, pode apontar também o caminho do crescimento humano: o que seria da humanidade sem as divergências dos filósofos gregos, por exemplo? O que seria do cristianismo sem as divergências teológicas entre Pedro e Paulo? Infelizmente, as tentativas de se estabelecer uma "teologia bíblica", o que acho impossível, têm servido para esvaziar o que há de mais belo na Bíblia, a sua diversidade, reflexo da parceria entre Deus e o ser humano na construção dos textos sagrados.
Nem a Revelação que se tem de Deus diz tudo dEle.
A mente humana e limitada não sabe tudo sobre Ele e jamais o saberá. Claro que essa uma uma estratégia divina. Imagine se soubéssemos!


Existe na bíblia a relação Deus e ser humano. Vocês acham que Paulo estava exagerando quando disse que somos cooperadores de Deus? (Porque nós somos cooperadores de Deus; (I cor. 3.9))

Se foram seres humanos que escreveram os textos bíblicos, isso é fato, e se foram inspirados por Deus, isso é crença, qual seria o problema de usar o termo, parceria?
Ainda há, dentro do cristianismo, um terrível medo do humano, fruto da influência que o contato de grandes mestres cristãos, sobretudo da idade média, com que o neo-platonismo deixou. Deus mostrou em toda a história que o humano, apesar de suas limitações, é belo, tanto que escolheu se tornar humano. E ao que me consta, Ele não escolheu anjos para escrever os textos que encontramos em nossa Bíblia nem colocou estes textos prontos dentro das pessoas que os escreveram se Paulo diz que devemos ser cooperadores de Deus, é porque entendia que a obra divina entre os homens e mulheres acontece mesmo numa parceria Deus/humanidade.

E necessário de uma vez por todas que reconheça altura e o valor que Deus nos deu. Ele próprio tomou nossa forma, veio até nós, encarnou a humanidade e foi EMANUEL! Precisou de nos, usou nossas mãos, pés, boca, desfrutou de nossa companhia, pediu ela muitas vezes, lhe foi negada por alguns, mas a valorizou dos fieis. Então? Sejamos amigos de Deus e cooperadores sempre!Por que essa neura de escapismo e fuga para um platonismo absurdo que rejeita o valor do humano e se refugia em um sagrado ilusório? O reino de Deus esta dentro de vós! Descubram-no. Pisem no chão, sintam a terra, a vida, vejam as pessoas com o valor real que elas tem, sintam Deus!
Se não tivesse precisado de nós, não nos teria incluído em Seu plano divino. Ele não iria contra a ordem da criação. Anjo é anjo, demônio é demônio, Deus é Deus. Ser de uma natureza distinta que a do humano. A mensagem deveria ser comunicada para ser coerente, ter sentido e essência, na dimensão do humano X humano. Deus não se contradiz.

Quem creria em uma voz 24 horas vinda de algum lugar nenhum? Religião (Cristianismo) e relacionamento e não bla, bla, bla! . Deus e amizade e companheirismo. Ele nos criou para vivermos como seus amigos e não inimigos. Deus precisa de nossa amizade. Ele e relacional. Então por que sentido ele criaria seres: animais inferiores e os homens, se nunca existiram antes? Para ficarem jogados em cima de um pedaço de terra? Ou debaixo das águas? Se valesse para Ele fazer tudo, não deveria então ter criado uma mulher para o homem. Deixava que Adão coabitasse com uma cabra, uma vaca, uma zebra. Existem razão e ordem no universo e Deus não quebra esse principio. Não diminuam, reduzindo a nada o valor antropológico que Deus mesmo deu ao Homem.
Não devemos esquecer o que somos? Sua imagem e semelhança. Isso é pouco?

Pastora Rosangela Colares

Nenhum comentário: